SLA entenda o que é e a importância para sua empresa
Verificar o significado do SLA e como ele pode auxiliar a sua empresa.
Em algumas ocasiões podemos ter problemas com clientes por eles solicitarem uma tarefa que não havia sido prevista, o que pode ser resolvido com o SLA.
Continue lendo este artigo para entender a importância para a sua empresa e como ele pode ser utilizado.
SLA: o que é
O SLA é a sigla de Service Level Agreement, ou seja, Acordo de Nível de Serviço.
É um acordo de negócio entre contratante e contratado para definir como o serviço será realizado e o que deve ser analisado.
Esse documento contém as informações mais importantes sobre a operação contratada como: descrição dos serviços, regras e canais de comunicação, prazo para a entrega, valor e sanções aplicadas.
Vantagens do SLA
É possível destacar algumas vantagens em relação à utilização do SLA, entre elas:
1- Bom Planejamento garantido
O SLA se integra ao planejamento das empresas e ajuda a completar as informações que a equipe interna já tem. Permite uma maior previsibilidade sobre os processos e serviços para a contratante conseguir se organizar.
2- Padronização
Ele auxilia na padronização das tarefas, pois define as etapas das atividades a serem desenvolvidas.
Essa padronização ajuda na redução de eventuais erros ao cumprir o acordo. Dessa forma o acompanhamento do processo se facilita.
3- Qualidade do serviço
O acordo vai definir as métricas para acompanhar o serviço e os termos para definir a sua qualidade.
Assim poderemos saber se o serviço está atendendo ao que foi contratado ou não, auxiliando na cobrança dos parceiros.
4- Segurança
A empresa que contrata uma parceira ganha maior segurança quando tem um acordo de nível de serviço. Essa documentação se torna um intermediário entre os dois, como um guia para o qual todos devem olhar.
Assim, fica mais fácil confiar em uma empresa, pois você tem um documento que garante o que será feito e que define punições para o caso de expectativas não serem cumpridas. O trabalho se torna mais profissional, seguro, consistente e formalizado.
5- Visibilidade
Um acordo ajuda a gerar uma visão clara e transparente sobre os fatores relevantes, como prazos e tarefas desempenhadas. Tudo fica exposto, de modo a eliminar ambiguidades e dúvidas posteriormente.
Essa visibilidade impacta em outros aspectos: na qualidade, na segurança, na comunicação etc., ou seja, é uma forma de otimizar a parceria e garantir o sucesso.
6- Flexibilização
Pode ser personalizado de acordo com cada cliente e ainda possui espaço para mudanças conforme necessário. Assim, a empresa contratante garante uma solução que será suficientemente flexível para atender às suas demandas.
Tenha ao seu lado quem entende do assunto!
Conclusão
O SLA é um acordo entre o contratante e o contratado, que visa gerar uma maior segurança para ambos.
Garantindo, dessa forma, que não existam problemas relacionados à falta de comunicação no processo.
Para que a sua empresa tenha uma assessoria especializada e confirme se esta é a melhor opção para a sua empresa, recomendamos a contratação de um profissional contábil!
Tenha uma contabilidade com você!