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Saiba o que são e a diferença entre a Margem de Lucro Líquida e Margem de Lucro Bruta
Reunimos, em nosso artigo, informações que vão ajudar você a entender mais sobre a diferença entre a Margem de Lucro Líquida e Bruta do seu empreendimento
Um dos principais objetivos que um gestor tem ao iniciar um negócio consiste em ter lucro, e entender a diferença entre Margem de Lucro Líquida e Bruta ajuda você a entender melhor como está o seu desempenho rumo a esse propósito.
Sabendo disso, em nosso artigo, vamos conversar sobre as principais diferenças existentes entre esses dois conceitos, principais dificuldades que gestores têm relacionadas ao assunto e como defini-las da maneira apropriada.
Dito isso, leia completamente o nosso material e saiba mais sobre o que, de fato, são a Margem de Lucro Líquida e a Margem de Lucro Bruta em seu empreendimento.
O que são a Margem de Lucro Líquida e a Margem de Lucro Bruta?
De forma geral, a gente pode entender a margem de lucro como a subtração de todos os custos e as despesas que o empreendimento teve no período.
Ela pode ser vista como a remuneração que o sócio terá por todos os riscos tomados ao investir seu tempo e seu dinheiro em uma determinada atividade.
A margem de lucro está relacionada ao percentual sobre o faturamento que a empresa terá de retorno ao desenvolver suas atividades
Dito isso, a fim de que ela seja calculada, inicialmente, é importante entender o que são o lucro bruto e o lucro líquido.
O primeiro pode ser facilmente identificado ao subtrair do seu faturamento os gastos diretamente ligados à sua produção, ou seja, aqueles diretamente relacionados à comercialização, à produção ou à prestação de serviços.
Sendo assim, a Margem de Lucro Bruta pode ser encontrada pela seguinte fórmula:
Margem bruta = (lucro bruto do período / receita total do período ) * 100
Já o lucro líquido consiste na diferença entre as receitas totais de um determinado empreendimento e todas as despesas do negócio.
Dessa forma, a gente pode encontrar a margem líquida por meio da seguinte operação:
Margem líquida = (lucro líquido do período / receita líquida total ) * 100
Tais cálculos vão ajudar você a conhecer o percentual de retorno que você obteve em seu faturamento relativo ao lucro ao desenvolver uma atividade.
Antes de a gente passar ao próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudá-lo na gestão do seu empreendimento:
- Terceirização financeira – tudo de que você precisa saber!
- Vantagens da terceirização financeira – descubra quais são
- Serviços da terceirização financeira – O que esperar?
Por que, para alguns gestores, defini-la costuma ser um problema?
Apesar de a aplicação da fórmula ser algo fácil, quando se trata do assunto, gestores costumam ter dois grandes obstáculos.
O primeiro deles é ligado a obter a informação, tendo em vista que, para obter os valores relativos aos respectivos lucros, é necessário contar com relatórios específicos.
Ainda, outro fator está relacionado à interpretação dos relatórios.
Isso porque nem sempre é fácil entender, de maneira específica, o que os números identificados, de fato, dizem sobre o empreendimento.
Dito isso, assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto:
Como lidar da maneira correta com esse assunto?
Então, tratando-se da lucratividade de sua empresa optante pelo Lucro Real, é importante perceber que, inicialmente, a fim de que você tenha acesso a essas informações da maneira adequada, é fundamental ter um acompanhamento correto de seus números.
Além disso, outro ponto importante e que também deve ser considerado diz respeito a analisar as informações tendo como base particularidades do seu negócio.
Paula Guerreiro: auxílio na medida certa para sua empresa crescer e prosperar
Como a gente pôde ver em nosso material, a margem de lucro bruta e a margem de lucro líquida são importantes indicadores para entender mais sobre a rentabilidade do seu negócio.
Ainda, com o propósito de que você possa extraí-la, é fundamental contar com um acompanhamento adequado de seus números.
Inclui-se que é necessário, também, analisá-las adequadamente, levando em consideração particularidades do seu negócio, e eu, Paula Guerreiro, sou especialista no assunto e vou ajudar você nessa tarefa.
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