Índice
ATENÇÃO! Não escolha errado. Conheça as características positivas e negativas do Lucro Real e Lucro Presumido
Distinguir as características de cada regime de tributação disponível para a sua empresa é o primeiro passo para uma escolha correta que evitará que sua empresa tenha prejuízos
O Lucro Real e o Lucro Presumido são dois regimes tributários que podem ser utilizados pelas empresas. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na hora de escolher qual regime tributário é o mais adequado para a sua empresa.
Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre os dois regimes tributários, a fim de que você possa tomar a melhor decisão para a sua empresa.
Saiba mais sobre o Lucro Real, confira os materiais listados abaixo:
Lucro Real e Lucro Presumido: quais as vantagens e desvantagens?
O Lucro Presumido é um cálculo de imposto útil que faz o cálculo mais simples do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Ele pode ser utilizado por empresas com receita abaixo de R$ 78 milhões ou que não estejam na lista de excluídos.
Já o Lucro Real é um regime fiscal para determinar a taxa de imposto, baseado no cálculo dos lucros reais da empresa em um determinado período.
Visando que você possa saber qual regime é mais adequado para sua empresa, veja as características e distinções positivas e negativas de cada regime.
Lucro Presumido
Conforme é estipulado em lei, o IRPJ e a CSLL têm uma base de cálculo predefinida, com uma margem de lucro que muda conforme a atividade realizada pela instituição.
As margens variam de 8% para atividades comerciais a 32% para serviços, as mais comuns, 8% para atividades comerciais e 32% para serviços.
Essa é uma das principais características do regime tributário Lucro Presumido.
Vantagens do Lucro Presumido
Como a tributação é feita por meio de uma predefinição de lucro, um montante menor de impostos será pago se a empresa tiver um lucro maior do que as taxas presumidas. Além disso, empresas que optarem pelo Lucro Presumido estão isentas de obrigações acessórias, desde que tenham um livro de caixa.
Outro fator que pesa na escolha do regime é o fato de ser um regime fiscal mais simples em comparação com o Lucro Real, com um grau de complexidade menor.
Desvantagens do Lucro Presumido
A primeira desvantagem é justamente o inverso da vantagem principal do regime. Quando as verdadeiras margens de lucro forem menores que as definidas pela legislação, a empresa poderá pagar mais impostos do que o necessário.
Em muitos casos, o regime também não é uma boa escolha para prestadores de serviços. As alíquotas de impostos são muito altas e podem ser um problema para o setor de serviços.
Outro fator que deve ser considerado é que, mesmo com as taxas menores de PIS e COFINS, as empresas optantes pelo Lucro Presumido não podem ter abatimentos de créditos fiscais.
Lucro Real
O Lucro Real é um regime tributário obrigatório para todas as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, mas também é obrigatório para algumas empresas.
Vantagens do Lucro Real
O fator significativo para avaliar o Lucro Real é que ele é calculado sobre o montante dos ganhos reais. Ou seja, garante uma tributação justa para as empresas.
Outra vantagem fundamental é que ele é calculado de duas maneiras: uma que considera apenas os valores gerados por um período de três meses, e outra que considera os valores do ano. É possível escolher a abordagem que mais corresponde à realidade de seu negócio.
Desvantagens do Lucro Real
Há duas desvantagens principais para este tipo de regime fiscal: a maior exigência legal que ele impõe quanto aos procedimentos administrativos, fiscais e tributários.
A eficiência e a segurança dos documentos fiscais que determinam a tributação devem ser de alta qualidade para não comprometer a segurança jurídica de sua empresa, ou gerar juros com a apuração inadequada de impostos.
Conte com o apoio de Paula Guerreiro e escolha corretamente entre o Lucro Real e o Lucro Presumido
Abordamos as principais diferenças entre o Lucro Real e o Lucro Presumido. Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada um, fica mais fácil tomar a decisão de qual é o regime tributário mais adequado para o seu negócio.
Mas, se ainda estiver com dúvidas, não hesite em contar com a ajuda da Paula Guerreiro.
Entre em contato e conte com meus serviços para formar uma empresa rentável e eficiente nas escolhas de gestão empresarial em todos os setores!
PRESSIONE AQUI E CONTE COM AUXÍLIO ESPECIALIZADO NO SETOR TRIBUTÁRIO EM SUA EMPRESA