Índice
Como realizar o Cálculo do ICMS para Empresas do Lucro Real – Passo a passo completo
As empresas do Lucro Real possuem a sua contabilidade um pouco mais complexa, devido a alguns fatores fiscais, sendo assim detalharemos melhor aqui o ICMS.
É um tributo que possui algumas características diferenciadas, principalmente relacionadas a base de onde o serviço é prestado.
Para aprender mais sobre isso, e não ter problemas com os cálculos da sua empresa, siga a leitura deste artigo!
ICMS: de que você precisa saber?
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto estadual cobrado sobre diversos tipos de produtos, que vale tanto para o comércio nacional quanto internacional.
Este imposto é taxado de forma não direta, ou seja, o valor da venda ou da prestação de serviços é somado ao valor final.
Quando vendemos um produto ou alguma operação é realizada, o ICMS é aplicado sobre o fato gerador quando a posse deste produto ou serviço é repassada para quem o comprou.
Desta forma, cobra-se o tributo apenas quando a venda da mercadoria foi efetivada ou o serviço foi prestado, e o cliente se tornou o dono deste item ou do resultado da atividade realizada.
Cada Estado e o Distrito Federal são responsáveis pela regulamentação do ICMS, são eles que escolhem a porcentagem que será cobrada em suas regiões de atuação.
Assim, cada Estado tem a sua própria tarifa, o que pode gerar dúvidas relacionadas a quem vende os produtos para outras unidades federativas (UF).
Leia mais questões relacionadas ao ICMS nos materiais que disponibilizamos abaixo:
Passo a passo para calcular esse tributo
Agora que conhecemos melhor como o ICMS funciona:
Verificar qual o valor da alíquota no seu estado:
Cada Estado possui autonomia para ter sua própria alíquota, no entanto, ela varia conforme o tipo de serviço prestado.
Nos casos onde a venda ocorre no mesmo estado
Neste caso é preciso apenas multiplicar o valor do produto/serviço pela alíquota praticada para chegar no valor total do tributo.
Nos casos onde a venda é Interestadual
É preciso verificar se as alíquotas não são as mesmas em relação à origem e ao destino.
Mas, é necessário saber se também há variação na alíquota pelo tipo de produto.
Podem ocorrer variações entre os Estados, pois há o chamado Diferencial de Alíquota (DIFAL).
O recurso, que está na Emenda Constitucional 87/2015, pode ser usado como uma maneira de reduzir os danos causados pela desproporção na arrecadação entre Estados.
Conclusão
O ICMS é um tributo sobre a venda de materiais ou de serviços, que possui várias alíquotas, que dependem do Estado para qual o produto/serviço foi efetuado — o principal problema está relacionado a esta questão de qual Estado irá receber o valor referente a este tributo.
Como a situação desse tributo é bastante complexa e a legislação sempre está sendo atualizada, é preciso estar atento.
Sendo assim, recomendamos que seja feita uma consultoria contábil para evitar que sejam feitas apropriações incorretas.
O profissional de contabilidade é capacitado e especializado para atender sua empresa e mostrar as formas adequadas de fazer o cálculo do ICMS.
E eu, Paula Guerreiro, posso auxiliar com todas as questões envolvendo esse imposto!
Após muitos anos no campo contábil, nosso principal objetivo é tornar as atividades burocráticas do dia a dia de sua empresa muito mais fáceis.
A quantidade de esforço que você coloca e os instrumentos que você utiliza são ambos essenciais se quiser ser bem-sucedido, pois estes dois fatores são fundamentais para alcançar resultados positivos.
Clique aqui e fale comigo agora mesmo!