Índice
Levantamento de dívidas: Saiba como realizar em sua empresa e evite cair no vermelho
Fazer o levantamento das dívidas da sua empresa é o primeiro passo para sanar esse problema de maneira prática e segura, entenda como solucionar essa questão e não cair no vermelho.
As dívidas são um grande problema para as empresas no Brasil, porém engana se quem pensa que é um problema incomum entre as empresas do país, muito pelo contrário, a maioria das empresas brasileiras possuem algum tipo de dívida, o grande problema está na forma como essa dívida é gerenciada.
Isso mesmo, muitas empresas precisam adquirir dívidas para manter o capital de giro, fazer um investimento, ou para contornar situações adversas financeiramente, obter dívidas é algo que faz parte do ramo empresarial, porém há débitos que se tornam quase, ou totalmente impagáveis, esse é o grande problema.
Quando a empresa passa por dificuldades financeiras, e não sabe como fazer para honrar as contas pendentes, o primeiro passo é fazer um levantamento das dívidas que possui, para então poder montar estratégias possíveis e viáveis que permitam a mesma contornar a má situação financeira.
Por isso, que preparamos este artigo, queremos ver o seu sucesso empresarial de uma maneira saudável e prática, continue a leitura e veja como realizar o levantamento de dívidas da sua empresa e evitar estacionar no vermelho!
1. O que pode gerar dívidas em uma empresa?
Se você está procurando por maneiras de identificar as pendências financeiras da sua empresa, é bom saber diferenciar os motivos das suas dívidas, mas afinal o que é a dívida ativa? Como uma empresa pode adquirir essas dívidas?
Dívida ativa
Toda empresa possui algum tipo de débito durante sua atuação, esses débitos quando não pagos no prazos, por serem negligenciados, ou por falta de capital da empresa, geram as dívidas no CNPJ da mesma, ou seja, dívidas ativas são conjunto de débitos adquiridos junto à Fazenda Pública, em esferas tanto Municipais, Estaduais ou Federais.
Quando esses débitos não são pagos em prazos legais estabelecidos pelo órgão credor, como INSS, Receita Federal, Prefeituras, e outros.
Essas dívidas se caracterizam ativas quando a inscrição do débito não pago com os prazos vencidos junto a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, no caso da União, pelos órgãos competentes, no caso o órgão credor.
2. Quais débitos geram a inscrição prevista na Dívida Ativa da União?
- Tributos de cunho federal, como por exemplo o Imposto de Renda;
- Simples Nacional;
- (FGTS) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- (CPP) Contribuição Previdenciária Patronal;
- Taxas decorrentes de serviços estatais;
- E também, custas Judiciais.
Essas dívidas podem ser adquiridas junto a:
- Receita Federal;
- Ministério dos Transportes;
- Ministério do Trabalho;
- INSS.
3. Como fazer o levantamento dessas dívidas?
Ao ocorrer a inscrição da dívida, o devedor recebe documentação com informações acerca do débito, informações como, data da inscrição, quantia devida considerando juros aplicados.
Porém, tem como consultar as suas dívidas através de consultas on-line, essas informações podem ser obtidas através de ferramentas que apontam dívidas existentes no CNPJ da empresa.
Você pode fazer a consulta e levantamento de dívidas no CNPJ através do site da Receita Federal de maneira prática.
4. Como evitar dívidas dentro de uma empresa?
- Mantenha o gerenciamento do fluxo de caixa sempre ativo;
- Revise sempre o orçamento;
- Evite desperdícios e despesas desnecessárias;
- Faça planejamento tributário;
- Estabeleça metas de desempenho realistas;
5. Como sair das dívidas rapidamente?
Esse é um dos principais desejos do empresário que por algum motivo está lidando com dificuldades no setor financeiro, antes de responder essa pergunta é necessário fixar que se livrar de dívidas tão rapidamente assim não é tão viável, isso requer um planejamento disciplina e acima de tudo um apoio de um profissional especializado, conte com um bom gerenciamento financeiro e fiscal, então, para sair das dívidas o mais rápido possível:
- Faça um levantamento preciso e detalhado de todo o endividamento;
- Entenda o motivo da dívida e como ela aconteceu;
- Defina metas de economia;
- Faça um corte de gastos;
- Aplique estratégias para ampliar os resultados da sua empresa;
- Comece a renegociação das dívidas;
- Tenha o auxílio de um (a) profissional da contabilidade.
Conte com a Paula Guerreiro
Contar com um profissional de contabilidade com excelência em atividades do ramo fiscal e tributário é essencial para lidar com todas as situações financeiras dentro de uma empresa, sabemos de a tributação do país é alto e complexa e muitas empresas acabam tendo problemas com o financeiro muito interligado a área tributária e nem sabem como chegaram nessa situação muito menos como controlá-la.
Por isso, conte com o apoio de uma profissional que entende da área e saberá identificar os motivos, as fazer o levantamento da dívida e as estratégias necessárias para não ficar no vermelho.